Adenoide

O que é adenoide? Veja como tratar adenoide em Brasília na Clínica de Otorrino Brasília

61 3039 2226

Adenoide é o nome dado ao conjunto de tecido linfático, muito parecido com os gânglios, que pertence ao sistema imunológico e que tem como principal função proteger o corpo de micro-organismos invasores.

No corpo humano existem duas adenoides, que estão localizadas entre o nariz e a garganta, na região por onde passa o ar durante o processo de respiração. Nessa região também tem início a ligação com os ouvidos.

As adenoides formam, junto com as amigdalas, o Anel linfático de Waldeyer, necessários para fornecer maior proteção às cavidades bucais, nasais e garganta.

Normalmente esse sistema de proteção se desenvolve dos 3 aos 5 anos, fazendo com que as adenoides e a amigdala cresçam, para depois regredirem quando a criança atinge os 6 anos de idade.

É entre os 6 ou 7 anos de idade que a criança pode enfrentar problemas causados pelas adenoides, que nesses casos se tornam muito grandes, enfraquecendo seu sistema imunológico e causando infecções que podem evoluir para problemas respiratórios, por exemplo.

Sintomas da Adenoide

Quando as adenoides estão aumentadas de maneira excessiva é possível que alguns sintomas se manifestem, como por exemplo:

  • Tosse, ronco e pausas durante o sono;
  • Respiração com dificuldade pelo nariz;
  • Fala distorcida como se o nariz estivesse obstruído;
  • Faringite;
  • Otite;
  • Sinusite;
  • Crescimento dos ossos da face;
  • Perda do alinhamento da arcada dentária;
  • Problemas auditivos.

A consequente diminuição da oxigenação durante o sono também pode atrapalhar no desenvolvimento das crianças, podendo se converter mais tarde em problemas como irritabilidade, sonolência, problemas relacionados ao crescimento, hiperatividade e dificuldade de concentração, além de influenciar negativamente no rendimento escolar.

Qual o melhor tratamento para adenoide?

Normalmente os casos onde as adenoides são infectadas o tratamento inicial mais recomendado é o uso de antibióticos, inflamatórios ou corticoides.

Esse tipo de tratamento é recomendado quando as infecções das adenoides acontecem ocasionalmente, com grandes intervalos entre as infecções.

Quando essas infecções ocorrem recorrentemente, fazendo com que as adenoides se mostrem inflamadas com frequência, é possível que o tratamento com medicamentos não obtenha o resultado desejado.

Nessas situações é comum que o pediatra solicite a realização de uma cirurgia para a retirada das adenoides, melhorando a respiração da criança e eliminando seus sintomas.

Como é feita a retirada da adenoide?

A cirurgia para retirada das adenoides, ou adenoidectomia, é indicada sempre que o tratamento com medicamentos não surte efeito, ou quando a criança passa a apresentar com frequência os sintomas da adenoidite.

adenoidectomia é um procedimento considerado bem simples, realizado com anestesia geral e que consiste na remoção das adenoides pela boca do paciente.

Durante o procedimento também é possível remover totalmente as amigdalas, conforme recomendação médica, sem que o sistema imunológico do paciente seja afetado, já que existem muitas outras formas de autodefesa do organismo.

Como se trata de um procedimento cirúrgico relativamente simples é comum que os pacientes passem por todo o processo rapidamente, não sendo necessário mais do que 24 horas entre a internação, a realização da cirurgia e a alta do paciente.

Quando a adenoidectomia é recomendada?

Depois de realizado o tratamento com medicamentos sem alcançar o resultado desejado os médicos costumam recomendar a realização da cirurgia quando constatam:

  • Otite;
  • Sinusite;
  • Respiração dificultada pela obstrução nasal, sendo realizada apenas pela boca;
  • Apneia.

Adenoide tem cura?

Tanto através do tratamento com medicamentos ou da realização da adenoidectomia, as chances de que as adenoides voltem a se desenvolver e consequentemente trazer problemas são muito pequenas.

Existem casos onde tanto as adenoides quanto as amigdalas podem voltar a se desenvolver, mas pessoas nessas condições representam um número muito pequeno, o que torna esse fato extremamente raro.

Agende sua consulta agora mesmo.

61 3039 2226

You may have missed

8 min read
2 min read
5 min read
5 min read