Biden planeja nomear ex-presidente do Fed Janet Yellen para o Tesouro

Ex-presidente do Federal Reserve, Janet Yellen

Ex-presidente do Federal Reserve, Janet Yellen
REUTERS/Jonathan Ernst

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, planeja nomear a ex-presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, como secretária do Tesouro, disse à AFP uma fonte financeira próxima às decisões do novo governo nesta segunda-feira.

Se Yellen for confirmada pelo Senado, ela se tornará a primeira mulher a chefiar o Tesouro, cargo que assumirá em meio à profunda crise que abala a maior economia do mundo devido ao coronavírus.

Yellen foi escolhida pelo ex-presidente democrata Barack Obama para chefiar o Federal Reserve em 2014, mas deixou o cargo com a eleição de Donald Trump quatro anos depois.

No Fed, Yellen era vista como mais inclinada a políticas brandas, como manter as taxas de juros baixas para proteger o emprego.

Nesta segunda-feira (23), o democrata anunciou também alguns dos nomes que vão compor sua equipe de política externa

Antony Blinken será o novo secretário de Estado e Linda Thomas-Greenfield foi escolhida para ser a embaixadora do Estados Unidos na ONU, além do ex-secretário de Estado John Kerry como enviado presidencial para o Clima.

Blinken era o nome mais cogitado junto com os da ex-assessora de Segurança Nacional da Casa Branca Susan Rice e do senador democrata Chris Coons.

You may have missed

3 min read
2 min read
4 min read
2 min read