Brexit: Reino Unido e União Europeia fecham acordo comercial

Reino Unido e União Europeia entram em acordo na véspera do Natal

Reino Unido e União Europeia entram em acordo na véspera do Natal
REUTERS/Yves Herman

O Reino Unido e a União Europeia chegam a um acordo sobre suas futuras relações em segurança e comércio nesta quinta-feira (24). O prazo para a conclusão desses termos terminaria em 1º de janeiro. As informações foram publicadas pelo jornal The Guardian. 

“O acordo está feito”, disse o primeiro-ministros Boris Johnson aos jornalistas em Downing Street. “Retomamos o controle de nosso dinheiro, fronteiras, leis, comércio e águas para pesca.”

“Este foi um caminho longo e sinuoso, mas temos um bom acordo”, disse a o presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Segundo a imprensa local, os termos finais do acordo teriam sido fechados em diversas ligações entre as duas autoridades. Nas últimas 24 horas, os dois teriam conversado pelo menos 5 vezes antes de fazer o anúncio.

Segundo especulações, o acordo comercial teria 2.000 páginas. Entre as áreas contempladas estão:  a cooperação nuclear civil e as interconexões energéticas.

O Brexit, nome dado ao processo de saída dos britânicos do bloco europeu, começou em junho de 2016 após uma consulta à população sobre o assunto. Os britânicos, então, foram às urnas e decidiram deixar a União Europeia.  Desde então, o processo de separação entre as duas partes domina a política externa do bloco, já que foi a primeira vez que um membro decidiu sair.

Se o ano de 2020 terminasse sem um acordo, um acordo bilateral teria que ser fechado de acordo com as regras da OMC (Organização Mundial do Comércio). Esse cenário preocupava principalmente os britânicos, ainda mais em meio a pandemia de covid-19.

O Reino Unido é um dos países mais afetados pela covid-19 na Europa, e foi o primeiro a começar a campanha de vacinação contra a doença.

You may have missed

3 min read
2 min read
4 min read
2 min read