Joe Biden reclama de ‘obstáculos’ do governo Trump em transição

Presidente eleito dos EUA reclamou sobre suposta resistência do governo Trump

Presidente eleito dos EUA reclamou sobre suposta resistência do governo Trump
Mike Segar / Reuters – 11.12.2020

presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, reclamou nesta segunda-feira (28) de “obstáculos” no processo de transição de poder por parte do governo de Donald Trump, principalmente pelos responsáveis pelo Pentágono e o Escritório de Gestão de Orçamento.

“A verdade é que muitas agências que são fundamentais para a nossa segurança sofreram um dano enorme, muitas delas foram esvaziadas de pessoal e de moral”, lamentou o democrata em discurso feito em Wilmington, no estado do Delaware, onde reside.

“Logo agora, não estamos recebendo toda a informação que necessitamos do governo em fim de mandato em áreas fundamentais de segurança nacional. Nada menos do que irresponsável, na minha visão”, argumentou.

Biden destacou que sua equipe necessita ter uma noção completa das operações do país para dissuadir os inimigos e suas posições de força. “Necessitamos uma visibilidade total do plano de orçamento em andamento no Departamento de Defesa e outras agências para evitarmos qualquer confusão ou atraso que possos adversários possam explorar”, alertou.

Leia mais: Joe Biden apresenta equipe para executar agenda ambiental

A menos de um mês da posse presidencial, marcada para 20 de janeiro, Biden declarou que, apesar dos problemas, a maioria das agências governamentais mostrou uma cooperação “exemplar” com a equipe de transição, motivo pelo qual elogiou a disposição mostrada pelos profissionais de carreira nessas instituições diante das nomeações políticas.

No dia 18 de dezembro, o secretário de Defesa em exercício, Chris Miller, anunciou a suspensão das reuniões com a equipe de Biden para depois de 1º de janeiro de 2021. A equipe do democrata denunciou a decisão como uma “resistência” de alguns setores à transição.

 

You may have missed

3 min read
2 min read
4 min read
2 min read