Pousa 1º voo comercial direto entre Marrocos e Israel

Delegação foi encabeçada por Jared Kushner, genro de Donald Trump, e foi o primeiro voo comercial entre Marrocos e Israel

Delegação foi encabeçada por Jared Kushner, genro de Donald Trump, e foi o primeiro voo comercial entre Marrocos e Israel
EFE/David Azagury

O primeiro voo comercial direto entre Marrocos e Israel aterrissou nesta terça-feira (22) em Rabat, procedente de Tel Aviv, com uma delegação israelense e outra americana, liderada por Jared Kushner, genro e assessor do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após o acordo de normalização de relações anunciado no dia 10.

Leia mais: Marrocos isola cidade de Tânger devido a focos de covid-19

A delegação americana conta com o enviado para o Oriente Médio, Avi Berkowitz, e o diretor executivo da Corporação Financeira de Desenvolvimento Internacional dos EUA, Adam Boehler.

Já a delegação israelense é liderada pelo assessor de Segurança Nacional, Meir Ben Shabat, que viaja com os ministros de Saúde, Turismo e Economia e Finanças.

O avião que leva as delegações é da companhia aérea israelense El Al, com a palavra “paz” em hebraico, árabe e inglês, além do símbolo cultural da mão de Fátima.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores israelense, Hassan Kaiba, disse à Agência Efe que a agenda da viagem inclui uma visita de ambas as delegações ao mausoléu de Muhammad V e uma recepção no palácio, onde será feita a assinatura de vários acordos entre representantes marroquinos e israelenses nos âmbitos de agricultura, comércio e tecnologia, além da assinatura do acordo de reabertura dos escritórios de relações em Rabat e Tel Aviv.

Leia mais: Israel assina acordos históricos com países árabes

Kaiba destacou que, embora as relações entre Marrocos e Israel tenham sido suspensas em 2000, a cooperação entre os países continuou de maneira não oficial.

You may have missed

3 min read
2 min read
4 min read
2 min read